| 7 Moradias em banda T2, Bom Sucesso, 20083ªFASE
 PROJECTO: 	BANDA T2	Lote 414
 ESTADO DO PROJECTO:	Estudo Prévio
 LOCALIZAÇÃO:	Óbidos – Herdade do Bom
 Sucesso, Design Resort, Leisure & Golf
 ARQUITECTURA:	
Madalena Cardoso de Menezes e Francisco Teixeira Bastos
 COORDENAÇÃO:	Madalena Cardoso de Menezes
 ÁREA DO LOTE:	4.163m2
 ÁREA CONSTRUÍDA: 	770m2
 DATA DO PROJECTO:	2007 – 2008
 COLABORADORES:	Ivo Mateus, Sofia Tavares da Silva, Sérgio Xavier (imagens 3D)
 MAQUETES: 	Ana Pinheiro, Carlos Correia e Ivo Mateus
 ESTRUTURAS:	A400 – Projectistas e Consultores de Engenharia Civil, Lda.
 CLIENTE: 	ACORDO – Óbidos, S.A.
 
 O lote encontra-se na encosta Nascente do vale do green do Buraco nº 2 do Golf do Aldeamento da Floresta. Esta encosta vence um desnível de mais de 40m, tendo o lote em causa uma diferença de nível de cerca de 5m na sua maior dimensão, desde o ponto mais elevado a Sul, no encontro dos dois arruamentos, até à extrema Norte, definidora do caminho pedestre conjuntamente com o lote 415.
 A concepção deste projecto partiu dum “gesto” que procurou simultaneamente conferir um sentido de unidade ao conjunto edificado e criar condições idênticas de exposição solar e privacidade a todas as fracções.
 Estabeleceram-se igualmente 3 princípios que dirigiram o desenvolvimento do projecto: o encerramento da construção para Norte e para o lote 415, que alberga a zona técnica dos painéis solares; a descoberta do Sul no interior da habitação; e por último, a ocupação do topo NE do lote pela piscina, como espaço de convívio privilegiado.
 A edificação em forma de ziguezague, conseguida através, quer da disposição perpendicular dos corpos das habitações, quer da disposição alternada dos respectivos terraços, cria uma sucessão de jardins, privativos de cada moradia, em continuidade com a rua e com a restante área ajardinada do lote. Consegue-se, assim, proteger todo o conjunto e os jardins privativos do vento Norte, e assegurar as vistas amplas dos terraços das habitações a Nascente para o Golf e a Poente para o mar.
 Partindo deste princípio, assumimos uma tipologia de construção parcialmente com dois pisos, em que as zonas de parqueamento automóvel e arrumos (por fracção) definem os volumes da base, e as áreas destinadas à habitação contêm o piso superior.
 < Voltar a Projectos
 |