| Casa X, Bom Sucesso, 2004/20091ªFASE
 PROJECTO: 	CASA X		Lotes 177-182
 ESTADO DO PROJECTO: 	Construídos: 178, 179 e 182
 LOCALIZAÇÃO:	Óbidos – Herdade do Bom Sucesso, Design Resort, Leisure & Golf
 ARQUITECTURA:	
        Madalena Cardoso de Menezes e Francisco Teixeira Bastos
 COORDENAÇÃO:	Madalena Cardoso de Menezes
 ÁREA DOS LOTES:	± 800m2
 ÁREA CONSTRUÍDA: 	185m2/lote
 DATA DO PROJECTO:	2004 - 2006
 DATA DE CONSTRUÇÃO:	2007 - 2009
 COLABORADORES:	Ana Botelho, Sérgio Hipólito, Sofia Tavares da Silva, Sérgio Xavier (imagens 3D)
 MAQUETES: 	Sérgio Hipólito
 ESTRUTURAS:	Carlos Delfim, Engenharia de Estruturas, Lda.
 CLIENTE: 	ACORDO – Óbidos, S.A.
 FOTOGRAFIA: 	Fernando Guerra | FG+SG
 
 Nestes lotes, a cobertura ajardinada do plano da Quinta do Bom Sucesso tomou a forma de um "X", formalizando o quinto alçado da edificação.
 Este facto presidiu a todas as decisões de “desenho” da habitação, procurando-se que o plano de cobertura se prolongasse para além dos planos das fachadas. Criaram-se assim os espaços de sombra habitáveis, de transição entre o interior e as diferentes áreas exteriores do lote.
 Este modo de apropriação do terreno disponível do lote tem a intenção de criar quatro espaços exteriores distintos. A Sudeste, define-se a zona de acesso à moradia e a área de estacionamento privado. A área do lote a Poente, alberga o terraço e o jardim de apoio às salas. A faixa a Nascente constitui-se como a área privada de serventia dos quartos.
O volume único organiza-se, a partir da entrada, em torno de um espaço central de distribuição que é tomado como o tema da definição do interior de toda a habitação. Assim, desde esse espaço em ligação estreita com as salas acedemos aos vários compartimentos da habitação que procuram relações diferenciadas com o exterior.
 Os dois quartos e a suite estão dispostos segundo o alinhamento de 45º, orientados a Nordeste e encontram-se desfasados entre eles segundo o afastamento que corresponde à largura de cada um. Deste modo, cada quarto dispõe de um terraço privado em forma de triângulo resultante da extensão para o exterior das paredes definidoras dos espaços interiores que vão reflectindo a luz de Sul ao longo do dia
As salas interligadas entre si abrem-se através de grandes envidraçados a Sudeste e a Poente para a zona mais desafogada e recolhida do lote.
Finalmente, a zona de serviços forma um volume marginal que chega até à rua, garantindo uma relação funcional da cozinha com a entrada e a sala de jantar e outra da lavandaria com o pátio de serviço murado.
 A sucessão das seis moradias permite criar um modo de habitar que tira partido das potencialidades espaciais interiores e das relações estreitas com o exterior próximo.
 < Voltar a Projectos
 |